segunda-feira, 24 de junho de 2013

Historinha de acordar




Ei tu ai que acordou agora, deixa eu te contar uma história (não é para ninar, é para acordar mesmo). Era uma vez em um reino muito muito distante, que se organizava tentando fazer o que chamavam de REFORMAS DE BASE, que na verdade era uma transformação dos setores politico, educacional agrário e da saúde, Para fazer uma melhor distribuição das riquezas e dos serviços fazendo assim que a população mais pobre do reino tivessem melhores condições. Pois é, mas aconteceu que tinha uma parte da nobreza do reino que não queria estas reformas de jeito nenhum. O que que eles fizeram, começaram a chamar a população para participar de um movimento que eles diziam moralizador, que o rei era comunista, que só existia corrupção no reino, e mais um monte de coisas que eles sabiam que era isto que o povo queria ouvir. Então eles chamaram estas pessoas todas, e fizeram um movimento que deram o nome de MARCHA DA FAMÍLIA COM DEUS PELA LIBERDADE. conseguiram juntar milhares de pessoas do povo, que acreditaram em suas palavras e por fim conseguiram derrubar o rei. Sabe o que que aconteceu depois? MERDA.

.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

E a responsabilidade?



Em minhas discussões com anarquistas e defensores dos Anonymous nos últimos dias, ao questionar que discordo de suas posições quando se opõem ao governo federal criticando tudo (sem duvida há o que ser criticado), ao não reconhecerem os avanços obtidos nos últimos anos e principalmente: A inexistência de um projeto alternativo, o que já ouvi no mínimo três vezes de três interlocutores diferentes, foi a seguinte posição: Para fazer melhor do que esta ai, qualquer um pode fazer. E outra pior ainda: Se derrubarmos o governo não tem problema, depois a gente vê o que faz.
Mas o que é isto? Não é só o projeto que esta faltando. Falta também compreensão do cenário atual e memória para lembrar os fatos ocorridos quando da ascensão da estrema direita ao poder. Falta responsabilidade com seus atos, E principalmente, falta a mínima compreensão do que deve ser a condução e organização de uma maquina complexa como a de um governo, cheia de demandas que não podem ser interrompidas enquanto “se vê como fica”.
E o pior, são pessoas esclarecidas, com formação  e articuladas que possuem um grande poder de influencia junto a juventude ao pregar este discurso explosivo.
Acredito que o grande beneficiado de todo este processo, será a população brasileira, porque este movimento chegara somente até o exato limite de fazer o governo e o PT fazerem melhor, fazerem mais rápido e com o respaldo do clamor popular desfazer-se de amarras extremamente nocivas aos interesses da classe trabalhadora.

Mas confesso, mentalidades como estas me dão medo.

.

Só não é bom para os reaça brasileiros


Evolução do orçamento do MEC


Fofoqueiro


Reforma politica




Li em algum lugar da internet a seguinte frase:” Movimento que protesta contra tudo acaba não protestando contra nada” Esta frase sintetiza meu pensamento quanto a necessidade da definição de um foco após transpassado a barreira dos 0,20 centavos. Com uma breve observação da realidade nacional, é perceptível que o anseio da população brasileira hoje é: Por avanço nas conquistas sociais e econômicas obtidas nos últimos anos, por maior retorno em termos de serviços essenciais aos impostos pagos, maior participação de grupos minoritários (não especificamente em termos populacionais) como principalmente jovens, índios negros mulheres gays (chupa feliciano) etc, pelo fim da impunidade, entre outros. É preciso compreender que estas questões não são pontos isolados, todo este cenário existe devido ao atual modelo politico, as regras estabelecidas pela legislação brasileira levam a que a realidade seja esta. Então a solução para estes males, nada mais é do que uma reforma politica implantada de forma democrática onde toda a população brasileira seja chamada para participar de sua elaboração. Não mais é possível admitir um sistema politico eleitoral financiado pelos meios privados. O empresário que contribui com uma campanha não contribui porque leu a proposta do candidato e apoia suas ideias, contribui porque logo ali vai querer o retorno do seu investimento, então muitas vezes este mesmo empresário acaba contribuindo com dois ou três candidatos, (aqueles com maiores condições de vitória) com valores relativos ao seu posicionamento nas pesquisas eleitorais. Não é mais possível admitir um sistema politico que possibilite que um candidato que faça mais de um milhão de votos, acabe levando na sua esteira mais quatro ou cinco eleitos que não possuam a menor representatividade perante a população, e muitas vezes criando um comercio paralelo, onde para conseguir na convenção uma vaga no partido de um Tiririca ou de um Eneas o seu Zé Ninguém que nunca ninguém ouviu falar paga milhões, e ele paga rindo pois sabe que de outro modo jamais conseguiria se eleger.

Por estes motivos, acredito que reforma politica deveria ser a bandeira principal dos atuais movimentos populares, o projeto de iniciativa popular que esta sendo elaborado e que para isto se esta arrecadando assinaturas deveria estar junto com estes movimentos, rapidamente teríamos as assinaturas necessárias, e mais do que isto, uma enorme massa consciente pressionando sua aprovação.

.

Parabéns aos que merecem.






Apesar de não compreender muito bem a pauta de reivindicação deste movimento, não posso deixar de dar meus parabéns aos manifestantes que de forma civilizada e ordeira conduziram estes atos, afinal muito se lutou para que hoje isto fosse permitido neste pais. 
Agradeço porque ver o povo na rua sempre é revigorante para aqueles que defendem a liberdade, agradeço porque pode se perceber que a sociedade não esta tão alienada como as vezes pode parecer e agradeço também por dar uma sacudida no PT e no governo, mostrando que ainda há muito o que fazer, e a sociedade exige mais celeridade nestas mudanças.
Mas para aqueles que aproveitando-se do movimento , aproveitando-se do suposto anonimato da multidão desvirtuam o caráter do protesto, com depredações, ateando fogo, atacando bancos, comércios, automóveis e o que aparecer pela frente. Aqueles mesmos que vão aos estádios muito mais preocupados em brigar e quebrar do que assistir aos jogos. 
Estes não considero como manifestantes, estes são na verdade bandidos que tem um instinto natural para o mal. Porem individualmente não tem a coragem necessária para expressar-se, para isto precisão refugiar-se no meio da multidão. Espero que seja possível identificar estes sujeitos, e que os mesmos sejam responsabilizados pelos seus atos. 
O momento que vivemos hoje é muito mais sério do que isto, não se pode deixar que uma minoria estrague tudo, pois o resultado pode ser temerário. 

.

PUTZ TO FICANDO VELHO!




Eu participei do movimento de democratização do pais, o chamado diretas já, participei de movimentos pela reforma agraria, contra os transgênicos, participei de movimentos contra a entrega do pais ao FMI, participei de um movimento para derrubar um presidente, participei por diversas vezes de movimentos por melhores condições de trabalho e aumento salarial, tanto para minha categoria quanto para o conjunto de trabalhadores brasileiros, participei de movimentos protestando contra a venda subvalorizada do património da nação.
Provavelmente participei de outros movimentos também, que não lembro agora, devido talvez a minha senilidade. Isto mesmo, descobri agora nos últimos dias que estou velho senil e ultrapassado. Pois no meu tempo (sempre quis usar esta frase) os movimentos tinham como base, uma coisinha que ainda não consegui identificar neste MPL esta coisinha, posso aqui chamar de objetivo ou foco. O interessante é que para estabelecer o foco, se faz necessário um amplo desenvolvimento teórico, o que acaba por enriquecer culturalmente aqueles que se aprofundam no conhecimento do mesmo. E principalmente, garante a unidade de discurso e de ação dos engajados na causa.
Hoje em dia, isto parece que não é mais necessário, já foi dito que o MPL não é somente contra os 0,20 centavos, está bem, mas é contra o que então? Quais as forças contrarias?
Eu com minha concepção ultrapassada de movimento de massas, fico muito preocupado com esta falta de clareza nos objetivos de um movimento, pois isto favorece uma visão não muito clara do cenário, possibilitando que muitos lobos em pele de cordeiro se infiltrem no movimento gritando as mesmas palavras de ordem, os mesmos chavões do movimento e rapidamente sendo confundido com cordeiros.
E o resultado disto: Não sei. Pode dar certo, pode ser um tiro que sai pela culatra, pode ser o inicio de um novo ciclo de participação da sociedade, pode ser um retrocesso de avanços já conquistados que por serem tão recentes, ainda não estão consolidados.
É muito bom ver a juventude nas ruas protestando e lutando por seus direitos, mas eu na minha concepção antiga (outra frase que eu sempre quis usar) acredito que não é possível atirar para todos os lados.
Eu queria poder acreditar que este movimento, não esta sendo usado por forças interessadas única e exclusivamente em retornar a uma situação de atraso e entreguíssimo, que não admitem que a população de baixa renda possa frequentar uma universidade publica, que não admitem que os recursos da nação não mais sejam empregados em beneficio de alguns, mas sim em um grande projeto de distribuição de renda. Eu queria sim, mas para acreditar nisto, primeiro preciso conhecer seus objetivos e suas propostas para mudar a situação.

.